terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Iguarias da culinária mineira no Madrid Fusión.




Minas Gerais foi a estrela principal do Madrid Fusión, que aconteceu em  janeiro de 2013, na capital espanhola


Pão de queijo, linguiça, frango caipira, café e cachaça. Algumas das delícias da culinária mineira foram conquistar o paladar de especialistas dos quatro cantos do mundo neste  janeiro de 2013, quando Minas Gerais foi a grande estrela do XI Congresso Internacional Gastronômico Madrid Fusión. O evento, realizado todos os anos na capital espanhola, é considerado o “Oscar da Gastronomia”. É a primeira vez que um Estado é escolhido para ser homenageado. Desde 2002, quando o congresso foi criado, apenas países – México, Peru, Coréia do Sul, Austrália e Singapura – tinham recebido a homenagem.
Nesta edição, a organização do Madrid Fusión convidou 15 chefs mineiros para apresentarem um pouco mais dos sabores de Minas durante o evento. São eles: Beth Beltrão (Virada’s do Largo); Edson Puiati (Senac Minas); Eduardo Avelar (Conspiração Gastronômica); Eduardo Maia (Festival Comida de Buteco); Felipe Rameh (Restaurante Trindade); Frederico Trindade (Restaurante Trindade); Guilherme Melo (Restaurante Hermengarda); Ivo Faria (Restaurante Vecchio Sogno); Leonardo Paixão (Taste-Vin); Dona Lucinha (Restaurante Dona Lucinha); Dona Nelsa (Restaurante Xapuri); Pablo Oazen (Assunta); Paula Cardoso (Albanos); Rafael Cardoso (Restaurante Atlântico) e Rodrigo Fonseca (Taste-Vin).

A escolha de Minas ocorreu em agosto do ano passado, após uma visita da diretoria do festival ao Estado. Na ocasião, o governador Antonio Anastasia ofereceu um almoço aos visitantes e apresentou algumas iguarias da culinária mineira. Logo após, a delegação espanhola decidiu visitar diversos restaurantes. Diante da autenticidade e criatividade do trabalho desenvolvido pelos mineiros, a diretoria do Madrid Fusión selecionou os chefs que participariam do festival.

Durante sua estada em Minas, o idealizador do Madrid Fusión, José Carlos Capel, foi enfático ao dizer que, no Estado, “há uma paixão, um interesse pela comida”. “Aqui, há ações públicas concretas de apoio à gastronomia. Eu não conheço ações parecidas em qualquer outro Estado”, declarou.
Além dos mineiros, o mais renomado chef brasileiro e quarto melhor do mundo, Alex Atala – único do país que já participou de outra edição do congresso – também esteve presente no festival.

Produtos mineiros

Para representar as delícias da gastronomia mineira no festival espanhol, foram escolhidos produtos típicos que possuem grande representatividade no mercado internacional, como a cachaça, o café e o pão de queijo. A água mineral oficial  servida aos participante foram  as marcas Cambuquira e Caxambu, ambas de Minas.
Minas teve dois estandes no evento: um institucional, com informações sobre o Estado e entidades parceiras; e outro de  produtos, onde os participantes puderam conhecer alguns itens da gastronomia mineira e fazer degustações.

fonte:http://www.turismo.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário