sexta-feira, 18 de abril de 2014

SEMANA SANTA : PERFUMES NO AR...TRADIÇÃO!

Tradições da Semana Santa

“Até pouco tempo atrás, buscar rosmaninho para as Festas de Passos e a Semana Santa era um programa imperdível para a meninada”

Até pouco tempo atrás, buscar rosmaninho, Hyptis capinofolia, para as Festas de Passos e para a Semana Santa era um programa imperdível para a meninada. O rosmaninho que se alastra também em solos pobres e quase todas as áreas de pastagens dá um toque mágico no tempo quaresmal. Suas folhas são colocadas no piso das igrejas, dentro das Capelas de Passos e são atiradas ao chão por onde as procissões passam. O perfume do rosmaninho nos deixa mais leves, automaticamente nos inspira e nos remete ao tempo de dor e paixão de Cristo.
A arnica , Lychnophora passerina, também é uma planta essencial nas cerimônias sacras. A planta do campo rupestre, que também é extraída sem controle ou mesmo nenhuma orientação, está cada vez mais reduzida. A arnica florida tem flores de tons roxos e são colocadas nos altares e andores. Os fieis levam para casa seus galhos e fazem garrafadas com álcool. A garrafada de arnica é utilizada para limpeza de ferimentos, picadas de insetos e contusões.
O manjericão e o alecrim que são cultivados nos quintais também enfeitam e perfumam os andores de Nossa Senhora das Dores, de Nosso Senhor dos Passos e o esquife com a imagem do Senhor Morto, que percorre em procissão, na Sexta-feira da Paixão, após a cerimônia do Descendimento da Cruz. O alecrim e o manjericão são amplamente utilizados em Portugal, herdamos dos portugueses o uso dessas plantas aromáticas nas cerimônias religiosas.
As plantas  contribuem muito para que as cerimônias sacras da Semana Santa tenham um caráter muito especial, que envolve nossos sentidos, especialmente o olfato e a visão. Não podemos esquecer dos repiques e dobrados fúnebres dos sinos, que ecoam pela cidade afora.
fonte: São João del Rei transparente

Nenhum comentário:

Postar um comentário