quarta-feira, 18 de junho de 2014

PROJETO "COLÔNIA VIVA"

Propriedades rurais de descendentes de italianos são atrativo em São João del Rei, MG                       





Conhecida por ser uma cidade histórica e pela religiosidade e agora investe em agroturismo. Para isso,foi lançado neste domingo (15) o projeto “Colônia Viva”, que oferece visitações a 11 propriedades de famílias de descendentes de italianos na região, que moram na comunidade do Giarola. “Vamos ampliar a nossa oferta. Além de ser voltado para o turismo cultural, o município passa a atender um novo público. O agroturismo valoriza nosso patrimônio humano, as pessoas que fizeram a vida em São João del Rei”, explicou a superintendente de Turismo, Mariana Resende.
A cerimônia de lançamento foi às 19h30, no Teatro Municipal, com apresentação de um concerto italiano pela Banda Santa Cecília. A proposta do projeto é valorizar o que cada propriedade tem de peculiaridade. “A essência do agroturismo é quanto mais simplicidade, melhor. A ideia é que as pessoas conheçam as formas como eles vivem. A família abre as portas para mostrar seu modo de vida, sua cultura, sua gastronomia”, explicou a superintendente.
As primeiras famílias italianas chegaram a São João del Rei no dia 3 de dezembro de 1888. Eles desembarcaram na Estação Ferroviária Oeste de Minas e se estabeleceram no Giarola. As tradições passadas de geração em geração motivam o roteiro disponibilizado na primeira fase do “Colônia Viva”. Os interessados podem conhecer as plantações de hortaliças, legumes, flores, frutas e a fabricação de massas caseiras, típicas e de descendência italiana, que abastecem o mercado local.
Cada propriedade oferece uma visitação diferente. A pessoa tanto vai poder ver a produção quanto consumir, degustar e comprar. Nesta primeira fase do projeto, no entanto, os visitantes ainda não poderão ficar nos locais. “Ainda não tem hospedagem, porque demanda investimento maior. Estamos indo com calma, pois é importante que o investimento seja de acordo com o retorno do projeto. Alguns proprietários demonstraram interesse”, detalhou a superintendente.
De acordo com a superintendente, o trabalho de preparação das propriedades e a capacitação das famílias começou em meados de 2013. “A gente tem parceria com o Sebrae, que trouxe cursos de empreendedorismo, de artesanato. Foram pelo menos duas reuniões mensais para trabalhar essa sensibilização”, contou. Ela disse ainda que integrantes participaram de uma viagem técnica ao Espírito Santo para conhecer um projeto de agroturismo similar, realizado por descendentes de italianos, desde a década de 1980.
Com o “Colônia Viva” em andamento, a expectativa é a de identificar pontos a serem aperfeiçoados. "Esse grupo que está envolvido na primeira etapa tem noção de que ainda precisa melhorar, mas o desejo deles de receber o turista é muito grande”, destacou.

Fonte: G1.globo.com
Foto: Thiago Morandi/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário