sábado, 26 de julho de 2014

Fique por dentro: Minas Gerais recebe o maior evento de café do país


Semana Internacional do Café acontece em Belo Horizonte de 15 a 18 de setembro



Nesta última terça-feira (22/7), a cidade de Belo Horizonte foi palco da cerimônia de lançamento da segunda edição da Semana Internacional do Café (SIC), evento considerado um dos maiores do setor cafeeiro. A capital mineira também será a cidade-sede da semana que será promovida pela Café Editora, Sebrae e Sistema Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) durante 15 a 18 de setembro.

São esperados mais de 14 mil visitantes e R$ 85 milhões em geração de negócios, incremento de 15% sobre os resultados de 2013, no evento que surgiu em 2013, durante o encontro da Organização Internacional do Café (OIC) no Brasil, como oportunidade para divulgar a cafeicultura mineira brasileira e dar impulso aos negócios do setor.

A Semana Internacional do Café contará com a participação de três mil produtores e 100 marcas participantes, além de rodadas de negócios, com mais de 150 compradores participantes e 200 amostras de cafés verdes recebidas. Encontros, seminários, concursos e sessões de cupping também fazem parte da programação.

Expectativas para o evento

As novidades e perspectivas para este ano foram apresentadas por Caio Alonso Fontes, diretor da Café Editora e realizador do Espaço Café Brasil (uma das principais atrações da Semana Internacional do Café). Ele lembrou o grande sucesso da edição passada, destacando a expectativa de incremento para 2014, reflexo do bom momento do setor. “Apesar da quebra da produção, temos um ano de preços mais equilibrados. Quem apostou em qualidade, está otimista. Acreditamos que crescerá o interesse em mais opções de investimentos, em recursos materiais e em conhecimento técnico e mercadológico”, destacou.

Para Roberto Simões, presidente do Sistema Faemg, o evento é importante para a valorização das atividades relacionadas ao café. “Por uma semana, faremos com que a atenção dos brasileiros, se volte para o café, que é o principal produto do nosso agronegócio e um dos maiores de toda a nossa economia”.

As ações de fomento à atividade também foram destacadas pelo superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha. “A valorização do café nacional passa por todas as etapas da cadeia; da capacitação do produtor ao apoio à certificação de origem e à comercialização por qualidade. O evento é muito bem sucedido ao reunir eventos técnicos, rodadas de negócios, cursos, palestras e encontros”.

Eventos simultâneos que acontecem durante Semana Internacional do Café:

9º Espaço Café Brasil - 15 a 18 de setembro

Plataforma de negócios para o mercado de cafés, possui área de exposições e atrações focadas para os produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores. Depois de sete anos em São Paulo, a maior feira de café do país teve sua primeira edição em Minas em 2013. Os resultados de público e negócios fizeram com que a capital mineira fosse escolhida novamente para sua realização: foram 110 marcas expositoras, que atraíram cerca de 12 mil profissionais e interessados, gerando mais de R$ 70 milhões em negócios diretos e indiretos.



- DNA Café 2014 – 15 e 16 de setembro

Encontro de atores da cadeia cafeeira nacional e internacional para debater tendências, desafios e ações para o futuro do mercado de café mundial. Os encontros são realizados em formato de mesas redondas, com representantes de diversos setores do café e mediadores e abertos à participação do público visitante.



- Cafeteria Gourmet/ Circuito Food Service – 15 a 18 de setembro

Direcionada ao mercado de food service, a atração conta com capacitação técnica para empreendedores e orientação em planejamento de negócios. Oferece também workshops práticos, com conceituados profissionais brasileiros sobre o preparo de espressos e drinques, leite com café, torra, degustações e os mais diferentes métodos de preparo da bebida.



- Fórum da Agricultura Sustentável 2014 - 17 e 18 de setembro

Reunirá os principais profissionais do setor para debater ações na cafeicultura e os próximos passos para o desenvolvimento sustentável das gerações futuras. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, tem na agricultura nacional o exemplo para o mercado internacional no tema sustentabilidade da cadeia produtiva.



- Cursos Técnicos de Café SCAA – 15 a 18 de setembro

A Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) ministrará cursos técnicos, do campo à xícara, para os visitantes da Semana, mediante inscrição prévia. Serão cursos de espresso, extração de café filtrado e prova de café profissional.



- I Encontro de Produtores do Programa Café+Forte – 17 de setembro

Encontro promovido pela Faemg com 300 produtores participantes do programa, que realiza a transferência de tecnologia nas áreas de gestão e custos, melhorando a capacidade de gerenciamento do cafeicultor mineiro.



- Reuniões Educampo Café – 15 a 18 de setembro

O encontro irá reunir técnicos para discutir aspectos relativos à metodologia do Educampo. O projeto propõe a capacitação permanente e assistida ao produtor e possibilita a adoção das melhores práticas gerenciais e técnicas, de acordo com a disponibilidade de recursos em sua propriedade.

fonte:http://revistaespresso.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário