domingo, 26 de janeiro de 2014

UM POUCO DE HISTÓRIA

TEATRO SÃO PEDRO ANTES DO TERCEIRO INCÊNDIO
                   O TERCEIRO INCÊNDIO DO TEATRO SÃO PEDRO NO RIO


O primeiro Teatro do Brasil foi o São João, em Salvador (1812) , o segundo o São João (1813) em  São Luís, e o terceiro afinal, na Corte do Rio de janeiro, o Real Theatro São João inaugurado em 1817, no Largo do Rocio, hoje Praça Tiradentes.

Pois este teatro carioca pegou fogo por tres vezes entre sua inauguração e o ano de 1856.

A primeira vez em 1819, foi reconstruido com  o nome de Imperial Theatro São joão, a segunda em 1851 e depois de esforço e muita luta  do ator João Caetano foi reinaugurado em 1853, sob o nome de Theatro São Pedro de Alcântara voltando a pegar fogo em 26 de janeiro de 1856.Há 158 anos.

Seu terceiro incêndio trouxe um benefício para o Rio de Janeiro: a criação do Corpo de Bombeiros.

Mas existiam teatros no Brasil antes de 1800, no século 18  havia em Minas e no Rio as "casas de ópera". Pequenos teatros com capacidade para até 300 pessoas (como o pequeno teatro de Ouro Preto) onde se apresentava récitas e operetas.

Porém,  a arquitetura teatral clássica, composta de salas de convivência, plateia em balcões e camarotes, palco e bastidores, isto surge apenas a partir da Corte de Dom João VI.

A maioria desses teatros pegou fogo, como a Casa  de Ópera do Padre Ventura, no  Rio, e o Teatro São João, da Bahia. Era muito comum incêndios em teatros.

Com uma arquitetura cênica semelhante à das caravelas (o que havia de mais moderno à época em que foram concebidos) sua caixa de representação era ( e ainda é) composta de muitos panos, cordas  e madeiras, à semelhança das velas e mastros e mastaréus. Material altamente inflamável.

Desde a criação do Corpo de Bombeiros , uma das primeiras instituições de serviço  público do Brasil,  os teatros são da alçada da fiscalização desta corporação, o que aumenta em muito a proteção ás casas e aos espectadores

fonte:.r7.com/blogs/bemvindo-sequeira/


Nenhum comentário:

Postar um comentário